História da Associação

Qua, 26 de Setembro de 2012 20:15 Comunicação - ACSPA
Imprimir PDF
A FUNDAÇÃO
                                                                                                                                                  Foto: Primeiro brasão do antigo CCSPMPA, hoje ACSPMBMPA
    ACSPA ANTIGO A criação do antigo Clube dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Pará (CCSPMPA) partiu de um sonho, sonho este que carinhosamente acalentamos até hoje e acalentaremos sempre até que se consiga conquistar o patamar desejado, objetivo maior de nossa luta permanente.
     Buscando o inicio de nossa história, rememoramos o ano de 1976 - setembro para ser mais preciso - ao aproximar-se o dia em que se comemora o dia do Patrono da Polícia Militar do Pará - Cel Fontoura, quando em todas as Unidades a movimentação se acelerava para as comemorações da Magna data em todos os ciclos, Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados. Cada ciclo recebeu a tarefa para desenvolver o que lhe cabia como participação nas comemorações em suas associações ou clubes, a partir dessa premissa o Ciclo de Cabos e Soldados não recebeu nenhuma tarefa ou missão correspondente em virtude da falta de local para se reunirem causando assim grande tristeza por parte desses militares.
     Passando a depressão resultante do acontecimento anterior, nasce o ânimo e a coragem de uma arrancada inicial para a conquista de um objetivo que se tornou sonho maior, que era criar um organismo onde se pudesse reunir Cabos e Soldados e seus familiares em um ambiente social decente e digno, e que os transtornos vividos pela classe em ocasiões semelhantes não mais se repetissem, ou pelo menos se reduzissem os efeitos.
     Entre os primeiros a ousar a criar uma entidade em que congregasse Cabos e Soldados, destaca-se o SD PM Antonio Mário da Silva Costa, que a partir da exposição dos motivos que alentavam a ideia de criar o clube, a partir do dia 27 de setembro de 1976, passou a ser a razão de uma grande luta.
     Em busca da caminhada da consolidação de um grande objetivo, no dia 29 de setembro de 1976 pediram uma audiência com o Cmt. Geral Carlos Alberto Moreira que de maneira educada ouviu atentamente o relato e prontificou-se em agilizar nas esferas de suas atribuições e junto a quem de direito todas as providências que o caso requeria. Como prometido o Cmt Geral encaminhou um oficio de nº 020 de 30 de setembro de 1976, ao Sr. General Inspetor Geral das Polícias Militares Harry Alberto Schnarndorf, solicitando informações da viabilidade de criação do organismo pretendido, tendo aquela autoridade em Ofício de 21 de janeiro de 1977 se pronunciando contrário a criação do organismo em que se postulava.
     O insucesso não diminui o ânimo dos que lutavam por um ideal, a luta pela criação de um organismo nos moldes em que se projetava era um fato novo e que a princípio espantava, fato este que para muitos oficiais responsáveis pela administração militar, diziam que essa grande pretensão “beirava as raias do absurdo”.
     Ao final da audiência que se mantinha com o Cmt. Geral, foram autorizadas reuniões de esclarecimentos aos membros da classe de Cabos e Soldados em todas as unidades sediadas em Belém, e assim, estabeleceu-se um ciclo de reuniões que obedecia o seguinte cronograma: dia 06 de novembro de 1976, reunião realizada no Comando Geral; 16 de novembro de 1976, reunião realizada no 2º Batalhão de Guardas que na época era comandado pelo Ten Cel PM Antonio Carlos da Silva Gomes; dia 17 de Novembro de 1976, reunião no 2º BPM; dia 19 de Novembro, reunião realizada no 1º BPM com a participação do Batalhão de Trânsito e Esquadrão de Polícia Montada.
     Novas comunicações foram mantidas entre o Comando geral da PM e a IGPM, no sentido de modificar a decisão anteriormente tomada pelo General através do Oficio de 21 de Janeiro de 1977. Paralelamente à comissão de fundação composta dos SDs PM Antonio Mário da Silva Costa, José Corrêa de Medeiros, Manoel Batista do Nascimento e José Ribamar Tavares, desde da 1ª reunião que se realizara em 27 de setembro de 1976, esta comissão não parou um só momento suas atividades, promovendo reuniões em casa de companheiros e simpatizantes, buscando sempre adquirir conhecimento estrutural e funcional para a entidade que se pretendia fundar, nesta dinâmica foi constituída uma comissão para a elaboração dos Estatutos que desse à Entidade em projeto a necessária estrutura fundamental de funcionamento. Inicialmente foi criada uma comissão para elaborar o estatuto, que iniciou suas atividades assim constituída: SD PM José Corrêa de Medeiros, SD PM Antonio Mário da Silva Costa, SD PM Manoel Batista do Nascimento, SD PM José Ribamar Tavares e SD PM Raimundo da Costa RuizTendo esta como único subsídio o Estatuto do Círculo Militar de Belém e o da Associação Esportiva Tiradentes do Piauí, precariamente fizeram um esboço do que seria a Carta Estatutária Provisória.
    A espera se pronunciava longa e inquietante, a situação era deveras desgastante, porém, o animo dos idealistas se mantinham inalterável, todos se apegavam à causa que abraçaram com a mesma disposição com que iniciaram a já vitoriosa luta, tudo se reunia em questão de tempo. Permanentes contatos eram mantidos entre a Comissão de Fundação e o Comando Geral, procedimento este que julgavam taticamente necessário para que o projeto não ficasse dormindo o confortável sono das gavetas. O apoio e interesse demonstrado pelo Cmt Geral, ainda não oferecia tranquilidade para a Comissão em virtude dos senhores Oficiais do Estado Maior se mostrar constantemente arredios em relação às pretensões da criação de um organismo para a nossa classe, alguns se manifestavam justificando seus posicionamentos como medida cautelar.
     A perseverança, aliada constante no dia-a-dia, a fé, a razão maior de todas as lutas caminhavam a passos largos para o sucesso iminente, e assim, através da audácia e altives da Comissão de Fundação, dia 13 de Janeiro de 1978, instalava-se a Primeira diretoria (provisória) do antigo CCSPMPA, que assim ficou constituída:

                DIRETORIA EXECUTIVA
- SD PM ANTONIO MÁRIO DA SILVA COSTA – Presidente
- SD PM JOSÉ CORRÊA DE MEDEIROS – 1º Vice-Presidente
- CB PM JOÃO FIGUEREDO DE SOUZA – 2º Vice-Presidente
- CB PM FRANCISCO LOBATO BRAGA – 1º Secretário
- SD PM ELIEZER FARIAS EVANGELISTA – 2º Secretário
- CB PM ALCINDO CHAGAS FERREIRA – 1º Tesoureiro
- CB PM LAURO CHARLET DE QUEIROZ – 2º Tesoureiro
- CB PM ABERLARDO NEVES COSTA – Diretor de Interior
- SD PM JOSÉ MARTINS DO NASCIMENTO – Dir. de Patrimônio
- CB PM SEBASTIÃO DE SOUZA MONTEIRO – Dir. Social
- SD PM JOSÉ RIBAMAR TAVARES – Dir. de Rel. Públicas
- CB PM PEDRO PINHEIRO DE OLIVEIRA – Dir. de Esportes
- SD PM ANTONIO NUNES DE SOUZA – Dir. de Arte e Cultura
- SD PM MANOEL BATISTA DO NASCIMENTO – Dir. do Dep. Jurídico. 

     Empossada a Diretoria Provisória, foi esta apresentada ao Sr. Cel Comandante Geral, tendo aquela autoridade determinado que se nomeasse uma Comissão para elaborar o Anteprojeto do Estatuto do Órgão recém-fundado e no mais curto prazo fosse apresentado o documento, pois que o mesmo teria ser submetido à aprovação do Exmº Sr. General do IGPM. Nomeada a Comissão, composta dos seguintes: Dr. Juramir Barbosa de Oliveira, Alcindo Chagas Ferreira, José Corrêa de Medeiros, José Rui Ramos Massoud e José Ribamar Tavares.
      O trabalho desenvolvido pela comissão resultou na coleta de farto material que oferecia subsídios para a elaboração de uma carta constitutiva nos melhores moldes, isto se deveu a dedicação de seus componentes que buscando aqui alguma informação, ali um Estatuto de outras sociedades afins, solicitando a colaboração de outros clubes, já com larga vicência e experiências administrativas e de funcionamento, como por exemplo, o Centro Social de Cabos e Soldados da Polícia Militar de São Paulo.
     O Anteprojeto apresentado dava ao Órgão recém-fundado a necessária estrutura funcional, trabalho diligentemente elaborado com larga abrangência e que preenchia as reais necessidades e objetivos. Recebido este documento pelo Sr. Cmt Geral Joubert Siqueira, que assumira o Comando da PM em 12 de abri de 1978, tendo aquela autoridade através do Of. nº 095/78 de 07 de junho de 1978, submetido a apreciação do Exmº General do IGPM os originais do anteprojeto da Carta Estatutária do CCSPMPA. É importante frisar que, por solicitação do Comandante Geral ao Exmº Sr. Secretário de Estado de Segurança Pública, através do Of. nº 0241 de 20 de fevereiro do 1978, submeteu a judicioso parecer do Sr. Vasco Borborema, assessor jurídico da SEGUP, a conveniência de nossa Carta Estatutária, tendo aquele jurista em laborioso Parecer de 24 de fevereiro de 1978 externado seu pensamento pela viabilidade da aprovação e legalidade da matéria apreciada.
    acss Toda programação para a fundação do Clube dos Cabos e Soldados se efetivava de acordo com o plano que se traçara, já se tinha uma Diretoria Provisória, instalada e atuante, se tinha o Estatuto em vias de aprovação, se contara com a aceitação e confiança da Classe de Cabos e Soldados e a simpatia de grande parte do efetivo, como um todo. A alegria maior foi vivida quando recebemos a resposta do Exmº. General do IGPM feita através do Of. nº 107-IGPM/1 de 18 de setembro de 1978, no qual aquela autoridade aprovava o anteprojeto de nossa Carta Estatutária (veja ao lado). E assim, se preenchia a última exigência para a consolidação da criação deste organismo que tem por finalidade fundamental, congregar Cabos e Soldados e promover o congraçamento entre seus familiares. Esta trajetória de lutas permeada de marchas e contramarchas se consolidava de conformidade com os anseios de seus idealizadores, a alegria resultante das seguidas vitórias anulava e premiava duplamente os desgastes e a ansiedade dos que incessantemente trabalharam para que todos os sonhos se tornassem a realidade duradoura que vimos.
     Após esta grande vitória a diretoria provisória convoca uma Reunião de Assembleia Geral para eleger a 1ª Diretoria Administrativa, com fundamento em sua Carta Constitutiva, ficando a Diretoria eleita assim constituída:

        - SD PM José Corrêa de Medeiros – Presidente
        - SD PM Antonio Mário da Silva Costa – 1º Vice Presidente
        - SD PM José Ribamar Tavares – 2º Vice Presidente
        - SD PM Raimundo Moura - 1º Secretário
        - CB PM Alcindo Chagas Ferreira – 2º Secretário
        - SD PM José Rui Ramos Massoud – 1º Tesoureiro
 Foto: Of. nº 107 - IGPM/1 aprovavação do anteprojeto da Carta Estatutária              - SD PM Manoel Batista do Nascimento – 2º Tesoureiro
      do Clube de Cb e Sd da PMPA (CCSPMPA)                                   - CB PM Henrique dos Santos Corrêa – Dir. de Interior
                                                                                    - CB PM Sebastião de Souza Monteiro – Dir. de Social
                                                                                    - CB PM Antonio Macieira da Silva – Dir. de Rel. Públicas
                                                                                    - CB PM Eliezer dos Santos Anselmo – Dir. de Esportes
                                                                                    - SD PM José Martins do Nascimento – Dir. de Cult. e Arte.

     Projeto da construção da Sede Administrativa  Com providência inicial a Diretoria recém-empossada fora providenciado em cartório o respectivo Registro do Estatuto, providência esta iniciada a 20 de outubro de 1978  e efetivada a 24 do mesmo mês e ano; efetivação dos descontos das mensalidades sociais, solicitadas ao Comandante Geral e efetivadas pela publicação do Boletim Geral 215 de 17 de novembro de 1978; aquisição de dois lotes de terra para a Sede Campestre, localizado no município de Ananindeua; compra esta do Sr. Elias Arão Serruya e sua mulher pela importância de Cr$ 580.000,00 (quinhentos e oitenta mil cruzeiros), transação iniciada no dia 19 de junho de 1979. Com cadastro no Ministério da Fazenda, sob o nº 05.836.960/0001-00, feito com a colaboração do Sr. Dr. Bechara Fraiha Neto, em dezembro de 1978, feito em endereço provisório à rua Bernardo Sayao, 2221, Jurunas.
     Ao aproximar-se os movimentos eleitorais para a renovação dos colegiados de administração desta casa, no dia 13 de janeiro de 1980 a diretoria atual assinou um manifesto submetendo nome à apreciação dos associados por mais um período administrativo a frente dos destinos deste CCSPMPA e assim, em pleito realizado no dia 13 de janeiro de 1980, em Sessão de Assembléia Geral foram reeleitos para dirigir os destinos do Organismo Social dos Cabos e Soldados na composição do colegiado eleito para o biênio 80/82.
                                                                                                                                                                             Foto: Projeto de construção da Sede Administrativa localizado na  
                                                                                                                      Trav. Alferes Costa, pedreira, Belém-PA.                                                                                                                          
 
DIRETORIA UNIÃO E JUSTIÇA


 

 
Última atualização em Qua, 10 de Outubro de 2012 16:48

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Pará

cabo-xavierPalavra do Presidente

Prezado(a) associado(a), seja bem vindo(a) ao site da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Estado do Pará (ACSPMBM-PA). Este espaço foi criado para facilitar o seu acesso às informações relativas a esta entidade, lutas e conquistas. Aqui você pode ler as notícias, consultar a agenda do Clube Social e participar diretamente, através das enquetes e comentários nas matérias publicadas.
Cabo Xavier.

Receba nossos Boletins

Receba em seu e-mail nossos Boletins e atualizações de nosso site.

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje282
mod_vvisit_counterOntem3461
mod_vvisit_counterEsta semana24998
mod_vvisit_counterSemana passada21401
mod_vvisit_counterEste mês70784
mod_vvisit_counterNo mês passado98122
mod_vvisit_counterTotal3116607

webmail

CompanySites.com.br